segunda-feira, 16 de abril de 2012


Educação até debaixo de chuva


Dias chuvosos são difíceis para todo mundo. Carros e ônibus formam filas gigantes, o trânsito para. Na plataforma do metrô, acumulam pessoas molhadas e irritadas com a demora dos trens. E o que eu tenho a ver com isso? Tudo!

Sou um cidadão como todos os outros. A diferença é que tenho quatro patas e recebo tratamento especial por conduzir o meu dono, de quem sou os olhos.

Acontece que nem sempre somos respeitados em locais com aglomerações. Muitas vezes não nos dão preferência de passagem. Será pelo fato do meu dono não poder ver? Pode ser. Mas eu vejo!

As pessoas devem saber que eu ajudo meu dono a se locomover e, como dizem, "exercer seu direito de ir e vir".  Mas preciso do respeito de todos para poder ajudar esse meu amigo com deficiência visual. Devem entender ainda que eu não ataco ninguém, que sou dócil e trabalho sério, afinal, sou socializado pelo Projeto Cão-Guia do Sesi-SP.

Quando há muita gente reunida, especialmente no transporte público, temos a preferência no embarque e no desembarque, sem esquecer do assento de uso preferencial para pessoas com deficiências, garantido por lei. Mas a pressa e a confusão provocada pela multidão apressada muitas vezes atrapalha nosso deslocamento.

Portanto, se algum dia você ver algum cão-guia em lugares públicos, por favor, lembre-se de que sua pressa não tem o direito de atropelar o direito do outro, em especial das pessoas  com necessidades especiais.

Agindo assim você exerce sua cidadania e sua atitude gera um ótimo exemplo para quem não leu este relato canino. E, além disso, você demonstrará ser um cara educado e de muita sensibilidade.

E, por falar em sensibilidade, todos nós sabemos que devemos nos proteger do excesso de calor para evitar ficarmos doentes, não é mesmo?

Pois bem, vejo por aí alguns cães sendo levados a passear com seus donos sob sol forte. Isso não é nem um pouco legal, sabia? Nós cachorros não somos faquires. Desfilar sobre o chão quente tortura nossas patinhas.

Talvez você nunca tenha pensado nisso pois usa calçado e nem se deu conta desse desconforto. Por isso, lembre: se quiser passear com seu cão, faça isso pela manhã ou no final da tarde, quando o sol é menos intenso. Com certeza seus estimados cães agradecerão! 

Um comentário:

  1. OI FEIJÃO COMO VC ESTÁ OU ONDE VC ESTÁ ESTOU COM SAUDADES

    ResponderExcluir