quarta-feira, 25 de abril de 2012

Meu dia é todo dia

Hoje, 25 de abril, é o Dia Internacional do Cão-Guia. Para os humanos, é uma forma de lembrar a importância do nosso trabalho no dia a dia de uma pessoa com deficiência visual. Para nós, cães, é mais um dia como qualquer outro. Acordamos cedo, recebemos alimentação e carinho, saímos à rua e guiamos nossos donos; nada que fuja da rotina.
A única diferença que percebo nesta data é a atenção redobrada das pessoas na rua. Olham-me e dizem “que bonitinho, um cão-guia”. Tenho meu charme, mas não me limito a ser um belo cão. Tenho outras qualidades!
Na verdade, esta data é motivo de orgulho pelo que somos e fazemos. Esta data internacional reflete nossa importância na sociedade, de proporcionar qualidade de vida a quem precisa do nosso apoio. A única coisa que me entristece um pouco é a quantidade de pessoas com deficiência visual que não possuem um cão-guia.
No Brasil existem cerca de 1,4 milhões de deficientes visuais. O número de cães-guia é proporcionalmente menor: apenas 70 animais proporcionam independência para este público especial. Porém, o Projeto Cão-Guia do Sesi-SP está ajudando a reduzir este déficit.
Em fevereiro, 19 famílias acolhedoras do projeto concluíram a primeira fase do programa, que consiste em socializar os cães. Eles foram encaminhados para o estágio de adaptação, e em seguida, aos cuidados dos adestradores.
Com certeza cumpriremos nossa missão. Em breve, todos poderão nos ver felizes pelas ruas, ajudando as pessoas que tanto precisam de nossa companhia. E parabéns ao Sesi-SP pela iniciativa exemplar!
Beijo do Feijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário