quinta-feira, 1 de março de 2012


Cuidado! Carinho e respeito podem ser contagiosos



Sempre que saio à rua com minha família fico na esperança de não encontrar barreiras que me impeçam de entrar nos lugares. Para minha sorte, existem recintos que me acolhem muito bem. Um cão-guia em treinamento também pode ser bem tratado pelas pessoas, que na maioria das vezes fazem com que eu me sinta ainda mais importante.
Dias atrás fui a um restaurante com meu pai adotivo. Colocaram-nos em uma mesa privilegiada no lado externo, com guarda-sol para ele e água fresca para mim. O calor de 30ºC castigava. Por segurança, enquanto eu descansava sob a sombra, minha coleira foi amarrada ao pé da mesa.
Na hora do almoço, o agradável barulho de talheres e pratos misturado à conversa das pessoas me deu um leve soninho. De repente, acordei. Alguém pisou no meu rabo! Auuu, que dor! Rapidamente entrei embaixo da mesa, afinal, não queria correr mais riscos. Para minha surpresa, a pessoa que pisou em mim era uma menina, que ficou preocupada comigo.
“Coitadinho, foi sem querer, moço!”, ela falou para meu pai. “Tudo bem”, ele respondeu. Ao se abaixar para me olhar, a menina viu na minha expressão que eu não sentira raiva. Afinal, sou educado e treinado para não ser agressivo com ninguém. Após receber os afagos sinceros,  até esqueci a dor.
Meu pai explicou a menina que sou um cão-guia em treinamento, e ela abriu um sorriso e se aproximou mais de mim. O sentimento foi instantaneamente transmitido à mãe da garotinha. Em poucos minutos já estava sendo acariciado por quatro mãos.

Depois que meu pai explicou sobre o projeto Cão-Guia do Sesi-SP, a mãe da minha nova fã ficou emocionada. “Você quer adotar um labrador também, filha?”. Ela sorriu e disse que sim, mesmo ao saber que após um ano de convivência devemos ser devolvidos e encaminhados para a segunda fase do treinamento. “Não tem problema mamãe, o que importa é o afeto que sentiremos por ele e as boas lembranças que teremos por toda a vida”, ela respondeu.
Se tivermos com os olhos do coração abertos, uma simples pisada pode dar lugar ao mais nobre dos sentimentos: o amor! Agradeço a todos que nos respeitam e sabem da nossa importância para os portadores de deficiência visual.

Uma lambida no coração de todos!


3 comentários:

  1. Feijão, você é uma fofura!!!!

    Me divirto com as suas publicações...

    Acho que vi você esses dias,perto do meu trabalho,perto do Aeroporto de Congonhas....
    Ahh, outra coisa, conheço o Frontier, minha sogra é amiga da mãe e do pai dele.

    Dê parabéns aos seus papais e a todos do projeto cão guia!!!

    Carolina Brussi

    ResponderExcluir
  2. Vamos sentir muita saudades, porém sabemos que estará com alguem que precise muito de você. Espero um dia te encontrar novamente...
    TITIA MARIA

    ResponderExcluir